exemplo-posicao-solar exemplo-posicao-solar

Posição solar: saiba o que levar em conta!

3 minutos para ler

Escolher a melhor posição solar na hora de locar ou comprar um imóvel pode ser tão importante quanto a escolha do bairro. Por isso, fique com a gente nesse post, que te explicaremos como escolher o melhor posicionamento solar na hora de decidir por um imóvel.

Qual o impacto da posição solar?

A escolha da posição solar vai mudar muito de região para região, mas não existe uma regra universal. No entanto, é importante lembrar que a incidência de luz natural, quando distribuída corretamente, deve influenciar no conforto térmico, economia de energia e até mesmo na saúde.

Para entendermos um pouco em relação às posições solares: a face norte é a que recebe mais sol e a face sul quase não recebe sol, ao passo que as faces leste e oeste recebem o sol da manhã e tarde, respectivamente.

Como fazer a melhor escolha:

Devido a face norte ter maior incidência solar, ela também é a posição preferencial na escolha do imóvel, pois no inverno proporciona calor aos ambientes, e no verão incide com frequência durante o dia, entre 9h e 15h, permitindo uma temperatura confortável durante a noite.

Quando tratamos das posições sul, estamos falando da face menos favorecida. Por isso, fique atento: umidade e mofo podem se fazer presentes! Além de serem mais frios, não são aconselhados para ambientes de grande permanência, como quartos.

As posições solares intermediárias como leste ou oeste são bem distintas e caracterizadas pelos períodos em que o sol irá aparecer no seu imóvel. Ao leste pela manhã, e oeste tarde. Nesse caso a escolha vai depender muito do seu gosto. Podemos, ainda, lembrar que à tarde o sol é mais intenso e inside por mais tempo, o que torna os ambientes mais quentes na parte da noite.

Ambientes de maior permanência como quartos e salas devem receber mais sol. Aconselha-se orientações norte e leste. Ambientes com menor permanência devem pegar sol sempre que possível, mas geralmente podem ficar voltados para faces menos favorecidas.

Agregue valor ao imóvel

O fato de as propriedades com boas posições solares serem até 15% mais valorizadas, é um ponto importantíssimo. Dessa forma pode-se gerar grandes economias com seu conforto térmico.

Na hora de buscar um imóvel, não deixe de conversar com um corretor de imóveis qualificado. Ele poderá lhe orientar na hora da análise do imóvel, e ainda te auxiliar a encontrar o local que melhor atenda suas necessidades.

Não deixe de acompanhar nossas dicas e assine a nossa Newsletter. Esse post foi uma colaboração do Arquiteto e Corretor de Imóveis na Arnel, Lucas E. Bizzotto.

Posts relacionados

Deixe um comentário