cactos_suculentas cactos_suculentas

Plantas dentro de casa: os benefícios para sua vida

4 minutos para ler

Plantas dentro de casa, você sabe quantos benefícios elas podem trazer? Ter flores e outras espécies da flora vai muito além da estética. Elas deixam o ambiente muito mais bonito e aconchegante. Por vezes, não conseguimos ter aquele lindo jardim como na casa da nossa vovó. O importante é não desanimar e ter quantas plantas quiser e puder.

Esteticamente falando, elas trazem um toque de cor e de vida para qualquer lar, por isso, são as chamadas “decorações verdes”. Elas são capazes de transformar um ambiente e deixá-lo ainda mais bonito. Estudos comprovam que cuidar da terra nos deixa mais felizes e satisfeitos, além disso, as plantas têm muitos outros benefícios, que tal conhecer alguns deles? 

Descanso mental e criatividade

Depois de passar horas trabalhando na frente do computador, ou ainda, um longo tempo sem contato com a natureza, olhar para as plantas fornece uma espécie de escape para a mente e para os olhos.

Isso porque o cérebro percebe o tom verde como algo suave e relaxante. Uma boa pedida para você que trabalha em casa é ter uma planta no escritório, pois isso dá um descanso para a sua mente.

Além disso, as plantas também estimulam a criatividade, com suas cores e essências elas são sempre uma boa escolha. Um estudo   feito em 2014, na Universidade de Queensland, descobriu que o local de trabalho decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade. Por isso, sempre é bom ter plantas dentro de casa.

Transformação de gases e purificação do ar

Uma das principais funções das plantas é transformar gases poluentes em oxigênio. Esses gases são expelidos pelos computadores, televisões e muitos outros eletrônicos, e tudo isso pode causar dor de cabeça, alergias, irritação na pele e uma série de incômodos. Felizmente, as plantas existem e fazem esse processo de purificação e isso é extremamente importante para a nossa sobrevivência.

Há, ainda, espécies como a espada-de-São-Jorge, jiboia e crisântemo, que são especialmente eficientes nessa função, ainda mais em ambientes fechados. Isso acontece porque durante a fotossíntese, as plantas absorvem não só a luz solar, mas também os gases do ambiente – especialmente o dióxido de carbono, e tudo isso para convertê-los em energia e consequentemente em oxigênio limpo. 

Do caule para a panela

As plantas aromáticas são uma ótima escolha para quem gosta de cozinhar. Ervas como alecrim, hortelã e manjericão, podem ser colhidas diretamente dos caules e ir logo parar nas panelas.

Como todas as plantas, elas requerem alguns cuidados. Precisam ser regadas e ficar perto da luz, mas não direta. Além de deixarem o ambiente muito mais bonito, elas ainda são capazes de dar aquele toque especial na sua comida. 

Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto

São as plantinhas que estão em alta. Elas são pequenas e fáceis de se manusear, precisam de muito, mas muito sol, e pouca água. Uma colher de água por semana já é o suficiente. Além disso, lugares em que há ventilação são os preferidos dessas plantas. 

É preciso observar como elas reagem. Se ficarem muito altas e suas folhas esticadas significa que elas não estão recebendo sol o suficiente. Isso se chama estiolamento e não é saudável. Uma boa dica para as suas suculentas crescerem saudáveis é mudá-las de lugar algumas vezes e ver em qual ambiente ela melhor se adapta. 

Seja uma pequena suculenta ou uma grande samambaia, as plantas trazem muitos benefícios para aqueles que se dedicam a cuidá-las. São capazes de transformar um ambiente e até ajudar no estresse diário. Agora basta você olhar bem para o seu lar e pensar: quais lugares são perfeitos para acomodar uma, duas ou até três plantinhas? 

Posts relacionados

Deixe um comentário