Permuta de imóveis, e agora?

4 minutos para ler

Se você quer vender um imóvel para comprar outro, temos uma dica que pode facilitar a negociação: a permuta de imóveis! Essa é uma solução prática que consiste, basicamente, em trocar uma propriedade por outra ou por bens de valor equivalente.

As grandes vantagens são a otimização de tempo e esforço, dispor de menor quantia em dinheiro, fugir dos financiamentos bancários e, ainda, a isenção do pagamento do Imposto de Renda, que é pago somente quando acontece complementação do valor em dinheiro.

Além disso, podemos dizer que é como se os processos de venda e de compra acontecessem ao mesmo tempo, o que promove mais agilidade na negociação. Quer entender melhor sobre essas vantagens? Então, continue a leitura!

Como funciona a permuta de imóveis?

É muito simples: ao anunciar o seu bem imóvel, você sinaliza que ele é um item de troca, ou seja, que aceita negociar por outro bem, que pode ser de valor igual ou equivalente. A permuta pode ocorrer entre bens imóveis, ou seja, casas, apartamentos, terrenos ou prédios comerciais.

Para essa negociação dar certo, é necessário que as partes interessadas entrem em acordo sobre o valor dos bens envolvidos. Nessa tarefa, a avaliação imobiliária feita por profissionais faz muita diferença, pois garante a precificação justa e imparcial dos bens envolvidos.

Pode ocorrer, também, a necessidade de um pagamento financeiro da diferença entre os valores dos bens negociados (a torna), desde que previamente acordado entre as partes, e tudo deve estar firmado em contrato de compra e venda específico para esse fim.

O processo é simples, porém merece atenção na hora da contratação, especialmente na elaboração do contrato. Com os devidos cuidados, é uma modalidade de aquisição imobiliária muito interessante, rápida e que pode trazer benefícios para as partes envolvidas.

Quais são as vantagens da permuta?

Existe uma série de vantagens da permuta de imóveis, a começar pela praticidade. Em vez de ter que colocar um imóvel à venda, fechar o negócio e, só então, começar a busca por outro e comprá-lo, na permuta tudo é feito de uma vez só. Outros pontos positivos são:

  • abater o pagamento: como dito, a permuta pode ser direta, quando os valores dos imóveis são equivalentes. Porém, se o imóvel entrar para abater parte do valor de outro bem imóvel na negociação, a vantagem é que sobrará somente a diferença para ser acertada, ou seja, você precisa dispor de uma quantidade menor de dinheiro do que se comprasse um imóvel em seu valor integral;
  • agilidade no processo: a permuta direta beneficia as partes na troca rápida dos bens, já que encurta os prazos de espera por liberações ou financiamentos;
  • possível isenção do Imposto de Renda: se você tem um imóvel de valor maior ao que receberá na troca, pode escolher não receber a torna para quitar a diferença na negociação, com a vantagem de uma possível isenção do Imposto de Renda.

Enfim, analisar as possibilidades e entender todos os benefícios da permuta pode trazer vantagens na hora da compra e venda de imóveis.

Pontos de atenção na hora da permuta

Contar com o suporte de profissionais especializados faz uma enorme diferença na otimização do processo. Afinal, recorrer a uma imobiliária e a corretores capacitados para lhe auxiliar traz mais segurança e credibilidade na negociação.

A ajuda de uma empresa competente é fundamental para:

  • a precificação justa dos imóveis;
  • uma negociação mais tranquila e idônea;
  • o conhecimento técnico e jurídico para redação do contrato;
  • a orientação quanto às taxas, aos tributos e aos trâmites para transferências até a finalização negócio.

Diante dessas informações, você viu que a permuta de imóveis é uma possibilidade interessante, não é mesmo? Para aproveitar a vantagem de otimização de tempo que esse tipo de transação pode proporcionar, conte com uma imobiliária para auxiliar o processo. Assim, você evita dores de cabeça e retrabalhos.

Quer ficar por dentro das novidades e dicas sobre o universo imobiliário? Então, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário