Imóvel na planta? Veja agora os prós e contras!

4 minutos para ler

Comprar imóvel na planta é um sonho para muitos brasileiros que querem sair do aluguel ou tornar-se investidores. Mas sempre surge a dúvida: vale a pena adquirir algo que ainda não foi construído e, muitas vezes, não pode ser visto fisicamente?

Quem está comprando a casa própria tem preferido os imóveis na planta pela praticidade de poder programar-se para fazer os pagamentos, além de os preços serem mais atrativos durante as fases da construção.

Confira os pontos entre os prós e contras de comprar um imóvel na planta e entenda qual é a melhor decisão! Mostramos, inicialmente, três vantagens e finalizamos com duas desvantagens. Vamos lá?

Valorização do imóvel novo

Investir em um imóvel que está em construção é um excelente negócio já que tem o preço mais baixo do que os concorrentes com as mesmas características que já estão disponíveis no mercado.

Alguns pontos podem trazer mais valorização ao imóvel depois que a construção estiver finalizada, por exemplo:

  • infraestrutura da região;
  • valorização do bairro;
  • ajustes de acabamento e alocação de espaço na edificação.

Custo mais baixo

Os imóveis que estão em fase de construção têm a tendência de serem mais baratos porque ainda não sofreram a valorização. Quando a obra ainda não foi iniciada, o preço é baseado no custo da construção, para garantir que cada fase seja concluída dentro do prazo esperado.

Ao longo desse período, o imóvel vai sofrendo reajustes de valores, mas, até nos últimos meses, antes da entrega da obra, o preço ainda é mais atrativo.

Boas condições de pagamento

Essa pode ser uma das vantagens que fazem com que a modalidade de imóvel na planta seja a prioridade para muitos compradores. O pagamento pela edificação é negociado direto com a construtora ou a incorporadora. Por isso, pode ser mais vantajoso.

O valor de entrada do imóvel, que varia de 10% a 30%, pode ser parcelado pelo período de construção, e o resto pode ser financiado somente depois da entrega das chaves.

Prazo de mudança demorado

É preciso ter em mente que a mudança somente ocorrerá após a entrega da obra. O prazo de construção e liberação do empreendimento deve ser levado em conta, ou seja, a parte documental também deve estar em dia, para que o imóvel possa ser liberado.

Quando você adquire uma propriedade em construção, deve contar, ainda, com alguns atrasos que possam ocorrer na obra. Fique atento a todas as situações e ao prazo de entrega da construção e vá acompanhando de perto com a construtora.

Problemas ao longo da obra

Esteja atento e acompanhe de perto todos os detalhes, evitando com isso alguns problemas que possam ocorrer durante a construção, uma vez que alguns podem demandar alterações de projeto. Certifique-se da qualidade construtiva e da idoneidade de construtora e incorporadora para lhe dar segurança e credibilidade em sua aquisição.

Apesar de os prós e contras serem tão importantes para essa tomada de decisão, a preferência de muitos brasileiros é pelo imóvel na planta. A melhor opção é procurar uma construtora ou incorporadora idônea para evitar prejuízos, tendo o auxílio de uma boa imobiliária este serviço fica mais fácil e garantido!

Gostou da ideia de comprar imóvel na planta? Então aproveite para ler o post “Comprar imóvel: confira nosso passo a passo prático e fácil” e fique preparado!

Posts relacionados

Deixe um comentário