Dicas para se divertir em casa com a criançada

4 minutos para ler

Não é preciso ir longe para encontrar diversão. Com um pouco de disposição e criatividade é possível entreter a criançada e ainda aproveitar um tempo em família sem sair de casa.

Pensar em atividades que possam entreter as crianças não é tarefa fácil. Cada vez mais conectados, não é difícil que eles passem horas na frente da TV ou no celular. O problema é que isso tem afastado pais e crianças que já não passam um tempo juntos como antigamente.

Existem inúmeras atividades para reunir a família que você pode fazer em casa e que prometem horas de brincadeiras e, por que não, aprendizado. A única coisa que você vai precisar é uma boa dose de disposição e criatividade.

Quer saber como se divertir com os pequenos sem sair de casa? Confira as nossas sugestões:

Para fazer em casa ou no apartamento

Aula de Culinária

Que tal convidar as crianças para ir para a cozinha? Encontre uma receita simples e faça todo mundo colocar a mão na massa. Além de ser uma atividade divertida e, claro, deliciosa, ainda é possível aproveitar para ensinar aos pequenos questões como higiene, os perigos do fogo e de alguns utensílios.

Teatro, música e dança

Trabalhar a criatividade também pode ser uma boa ideia. Proponha que as crianças criem sua própria peça de teatro. Deixe por conta deles a produção do cenário, a escolha do figurino, a maquiagem e, claro, a interpretação. Eles vão adorar e você provavelmente vai assistir a um belo espetáculo. Outra ideia bacana é fazer um karaokê com as crianças.

Sessão pipoca

Uma ideia simples, barata e que pode render horas de entretenimento. Fazer uma sessão de cinema em casa é fácil: escolham juntos um (ou mais) filme bacana, prepare o ambiente como se fosse um cinema de verdade, espalhe almofadas, cobertores e travesseiros para tudo fique o mais confortável possível, prepare a pipoca e um suco ou chocolate quente e dê o play.

Festa do Pijama

Já pensou juntar toda a turma em uma super festa do pijama? Organize tudo com as crianças, prepare a casa, compre comida, faça os convites e abra as portas da sua casa para uma noite de bagunça, mas de muita diversão!

Campeonatos de Jogos

Uma boa aposta é de vez em quando trocar os jogos eletrônicos por jogos mais tradicionais. Chame as crianças e proponha um mini campeonato de jogos de tabuleiro, dominó, baralho, mímica. E eles mesmos podem confeccionar as medalhas, enquanto você prepara um brinde especial para os todos os participantes e campeões.

Para fazer no jardim

Piquenique

Não precisa ir longe para encontrar diversão, o pátio da sua casa pode ser um ótimo lugar para fazer um piquenique. Programe-se e deixe que elas ajudem na escolha das frutas e no preparo dos alimentos que vocês irão levar. Depois do lanche, brincar de pega-pega ao ar livre pode fechar o piquenique com chave de ouro.

Acampamento

Além do piquenique, uma boa ideia é propor um acampamento. Pode ser no quintal de casa também. Reúna toda a família, providencie lanternas, repelente, sacos de dormir e barracas e entre na aventura como se vocês estivessem bem longe de casa. Mas nada de desistir e fugir para a cama no meio da noite.

Fazer uma horta caseira

Uma ideia que além de divertida pode ser muito educativa para as crianças. Reserve um espaço do jardim para criar uma horta. Convide as crianças para ajudar no preparo da terra, na escolha do que vai ser plantado, e, claro, no plantio. Lembre-se de incentivar os pequenos a acompanhar o crescimento e o cuidado das plantas mesmo depois que acabar a brincadeira.

Posts relacionados

Deixe um comentário