Descubra os cuidados ao comprar um imóvel que você precisa ter

6 minutos para ler

Comprar uma casa ainda é o sonho de muitos brasileiros. De acordo com um estudo publicado pela MindMiners, 52% dos entrevistados tinham como objetivo comprar uma casa, 45% deles viviam de aluguel e, para 20% dos entrevistados, esse desejo deverá ser feito em até cinco anos.

No entanto, será que essas pessoas consideram os cuidados ao comprar um imóvel? Para se tornar uma grande realização pessoal, a compra de um imóvel deve ser feita com muito planejamento, evitando, com isso, futuras surpresas, de modo que essa compra só traga sucesso ao comprador.

Para ajudá-lo a fazer a melhor compra possível, decidimos fazer este post com algumas dicas que farão com que você reflita sobre pontos fundamentais na hora de negociar a casa ou apartamento para a sua vida. Preparado? Então, boa leitura!

1. Faça um planejamento financeiro

Entre os cuidados ao comprar um imóvel, o consumidor deve lembrar da sua responsabilidade financeira. Vale pontuar que não basta planejar somente o valor do imóvel, uma vez que há outros custos durante o processo de compra, tais como ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), Escritura, despesas em tabelionato e Registro de Imóveis.

Estas despesas fazem parte do processo de compra e venda e, se não forem planejadas, podem pegar o comprador de surpresa, pois o pagamento é de sua responsabilidade. Mesmo que a compra seja à vista, ou financiada, as despesas de transferência existirão, então vale a pena programar-se com antecedência!

Um bom planejamento financeiro, sem exceder a renda familiar ajuda mo processo de compra e deixa o comprador seguro de sua real condição. Entender as suas possibilidades é um bom caminho para a realização de uma compra adequada.

2. Pesquise a melhor localização

Esse é um dos principais cuidados ao comprar um imóvel: garantir que a localização atenda às suas principais necessidades. Ela pode variar muito de pessoa para pessoa. Para um estudante universitário, pode ser fundamental morar perto do campus. Já uma mãe de família pode querer estar perto da escola dos filhos.

Sendo assim, dedique um tempo avaliando as suas necessidades pessoais. Caso mais de uma pessoa vá viver nesse imóvel, lembre-se de ouvi-los também. Essa pode ser uma boa oportunidade para a família refletir sobre as expectativas de todos os membros a respeito da mudança de endereço.

Por outro lado, não se esqueça de que os bairros evoluem com o passar dos anos. Novos comércios, novas obras públicas e linhas de transporte devem surgir no local com o passar do tempo — ajudando a propriedade a ganhar valor de mercado.

Nesse caso, converse com o seu corretor para descobrir o que é esperado em relação à valorização imobiliária do seu investimento. A localização também influenciará na capacidade de o imóvel atrair futuros inquilinos ou compradores.

3. Escolha uma boa imobiliária

Talvez você esteja pensando que contar com um suporte de uma imobiliária não é necessário. Esse é um dos erros comuns na hora de comprar um imóvel. Em primeiro lugar, o comprador perde o seu tempo ao tentar procurar, sozinho, um imóvel que possa atender às suas necessidades.      

Aliás, os proprietários tendem a fazer parcerias com as imobiliárias para garantir que venderão suas propriedades com agilidade e segurança. Outra questão é a certificação da documentação. Isso serve tanto para o imóvel quanto para as partes envolvidas na transação — vendedor e comprador.

A imobiliária intermediadora faz toda análise cadastral, condição financeira e providencia toda documentação do imóvel, certificando-se que não há empecilhos na hora da realização do negócio.

No entanto, não basta procurar qualquer imobiliária. O comprador deve buscar uma que seja especializada no tipo de imóvel que ele procura, como imóveis de luxo, comerciais, casas, apartamentos, especializada em financiamentos populares etc. Dessa maneira, o indivíduo terá acesso a um bom serviço imobiliário.

É provável que você seja cuidadoso com todas as suas compras, certo? Com os imóveis, é a mesma coisa. Para acertar na compra, você deve procurar a imobiliária certa.

4. Faça a vistoria

Muitos compradores confundem vistoria com passeio. Na hora de comprar ou alugar, o indivíduo não pode menosprezar a vistoria de imóveis. Aproveite essa oportunidade para avaliar a iluminação dos cômodos, a qualidade dos materiais de acabamento, a necessidade de reformas etc.

Por isso, crie uma lista de pontos que devem ser vistoriados e tente ser fiel a ela. É normal se entusiasmar ao andar pelo imóvel, mas não deixe que o seu entusiasmo prejudique a vistoria.

5. Assinatura do Contrato

Esse é um dos cuidados importante da negociação. Tudo o que foi acordado durante o processo deve estar transcrito no contrato. Para cada negociação existe um tipo de contrato com cláusulas específicas daquele negócio, ou seja, contrato de financiamento habitacional, contrato para pagamento à vista, com permuta — e assim por diante.

Faça a leitura do contrato junto com o corretor que está lhe assessorando e fique atento para que tudo esteja claro, legível e redigido de forma de fácil entendimento.

6.E o que deve conter no contrato?

Os dados pessoais das partes, descrição do imóvel conforme o Registro/Escritura, com a localização, metragem, valor e forma de pagamento ajustada. Além de cláusulas penais, responsabilidades e riscos de cada parte envolvida, comissões de intermediação.

Um contrato bem elaborado trás segurança e credibilidade na negociação, e uma imobiliária deve cuidar de todos esses detalhes essenciais para lisura e certeza de um bom negócio para ambas as partes.

Agora que você conhece esses cuidados ao comprar um imóvel, ficou mais claro os aspectos que não podem ser ignorados nessa etapa tão importante da sua vida, certo? Ao avaliar esses critérios, você aumenta a chance de fazer um bom investimento — aquele que, além de ser um bom negócio financeiro, trará satisfação à sua vida pessoal. 

Se você pretende investir no mercado imobiliário de Passo Fundo (RS), visite o nosso site. Temos excelentes oportunidades na cidade e uma equipe à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário