Saiba como adquirir um imóvel e o que você deve pensar nessa hora

5 minutos para ler

O sonho da maioria dos brasileiros é a estabilidade financeira para sair do aluguel e conquistar a casa própria. No entanto, nem todos sabem como adquirir um imóvel e desconhecem todo o processo envolvido nesse momento de compra.

Da escolha até a entrega das chaves, são diferentes fases que precisam de muita atenção e precaução antes de fechar o negócio. Uma forma de diminuir os riscos nessa hora tão cercada de emoções, é contando com o apoio de uma imobiliária especializada.

Quer saber como adquirir um imóvel e descobrir o que é preciso pensar nessa hora? Listamos alguns pontos-chave que você precisa conhecer antes de fechar o negócio. Acompanhe!

Imóvel novo ou usado, qual a melhor opção?

Esse certamente é o primeiro passo que você precisa dar para tomar a sua decisão: novo ou usado? Bom, essa não é uma solução fácil, já que alguns fatores podem determinar a sua inclinação.

Os imóveis novos têm a tendência de serem mais compactos, construídos em plantas modernas, que modelam o espaço para que todos os cômodos e os seus móveis se acomodem em poucos metros quadrados. Uma tendência atual são os empreendimentos estilo home club, onde contemplam espaços externos com toda infraestrutura de um clube para proporcionar lazer, com atrativos diferenciados.

Já os imóveis usados tendem a ser maiores, localizados em bairros ou regiões mais próximas do centro, justamente pelo tempo de construção. No entanto, essas propriedades não apresentam muitos diferenciais ou poucas opções de lazer e infraestrutura, justamente por contemplar mais espaços no imóvel propriamente dito. Imóveis mais antigos possuem espaços internos maiores, são amplos e não possuem tanta infraestrutura externa, ao contrário da grande maioria dos imóveis novos.

O ideal é fazer uma lista de prós e contra de cada empreendimento, analisar as vantagens que cada um pode lhe oferecer e ir fazendo uma análise de qual mais se encaixa em seu estilo de vida atual. Desta forma você ameniza dores futuras e tende a ser mais assertivo em sua compra.

Qual o valor das parcelas e o prazo de pagamento?

A dica mais importante é: simule as condições de pagamento para o seu novo estilo de vida! Faça um levantamento financeiro próprio e familiar para entender o quanto você pode disponibilizar mensalmente para o pagamento das prestações do imóvel.

Quanto maior for o prazo de pagamento, mais juros você pagará pela aquisição da propriedade. No entanto, as prestações mais baixas são mais fáceis de serem quitadas, já que não comprometem uma parcela maior da sua renda.

Na prática, o banco não subsidiará o financiamento de um imóvel em que o valor das prestações seja superior a 30% da sua renda familiar!

Como funciona a entrada?

Na hora de se programar para comprar o seu imóvel, você precisa saber que os bancos não financiam 100% da compra, ou seja, você terá que pagar antecipadamente uma parte do valor ou ajustar uma forma de pagamento da diferença com o proprietário do imóvel. As entradas costumam ser de até 30% do preço total da propriedade.

Na aquisição do imóvel direto com o dono, você deverá pagar esse valor. Porém, quando você compra uma propriedade ainda em construção, há esse período da obra para quitar o valor de entrada, geralmente parcelada com a construtora. Essa é uma saída interessante para quem pode esperar pela construção.

É possível utilizar o saldo do FGTS?

Sim, é possível utilizar o saldo do FGTS para amortizar o pagamento da entrada do imóvel. Há algumas regras específicas para essa modalidade, devendo ser respeitado os enquadramentos, mas no geral pode ser utilizada como forma de abater o valor da entrada sendo uma ferramenta muito interessante na hora da compra.

Por que contar com o apoio de uma imobiliária especializada?

Na hora de adquirir um imóvel e investir aquela poupança que você levou anos para garantir, é importante contar com o apoio de uma imobiliária de confiança que possa dar o suporte necessário para você, desde a busca do imóvel até a agilidade na burocracia. A Arnel Imóveis presta esse serviço, ajudando os seus clientes na realização do seu sonho, trazendo mais conforto e segurança!

Durante o processo de aquisição de um imóvel, o comprador precisa estar atento à todas as fases, para evitar prejuízos e dor de cabeça no futuro. Depois de entender a sua viabilidade financeira para a compra, é a hora de escolher a casa nova e fechar o negócio.

Bom, agora que você sabe como adquirir um imóvel, que tal aproveitar a visita em nosso blog para entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços? Confira nosso portfólio e agende uma visita!

Posts relacionados

Deixe um comentário