Checklist: o que ficar de olho para alugar um imóvel comercial

12 minutos para ler

Na hora de alugar imóvel comercial, é preciso ter bastante atenção e cuidado com o ponto certos detalhes. Você deve estar atento a todas as etapas do processo para evitar problemas e muita dor de cabeça!

Fazendo a escolha certa, o aluguel de propriedades comerciais é uma excelente opção para o seu negócio. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para garantir boas negociações no mercado imobiliário.

Confira este checklist com as informações fundamentais para o sucesso do seu contrato de aluguel! Vamos lá?

Quais as vantagens de alugar imóvel comercial?

Na hora de expandir os negócios, nem sempre a aquisição de um imóvel pode ser a melhor solução. A locação tem as suas vantagens, já que permite a escolha da localização, tamanho do imóvel, maior rentabilidade e manter seu capital de giro.

Essas e outras vantagens podem ser somadas aos contratos mais longos, com 5 anos de duração ou mais, que se colocados na ponta do lápis, são mais vantajosos do que investir na compra ou na construção de um espaço comercial.

Para você entender melhor as vantagens, separamos alguns pontos que são positivos na locação de um imóvel comercial. Veja!

Taxa de crescimento

Para as empresas que estão apresentando crescimento, mas ainda estão em fase inicial — como pode ocorrer variações ao longo de 5 anos, por exemplo — é possível fazer contratos de aluguel mais flexíveis, de menor prazo, que permitem uma mudança para um local que se adeque às necessidades da empresa em um curto período de tempo.

Flexibilidade de contrato

O aluguel de imóveis comerciais tendem a ser mais longos, em média 5 anos, que garante que a empresa possa fortalecer o ponto e se estabelecer sem precisar pensar em mudança dentro do período. No entanto, caso o ponto não esteja atendendo as expectativas, é possível fazer a mudança de imóvel, sempre levando em consideração as cláusulas contratuais.

Capital de giro

O valor que seria utilizado como entrada para o financiamento da compra ou construção de um imóvel pode ser viabilizado para criação de uma reserva financeira ou se tornar uma aplicação financeira que gere lucratividade e, em alguns casos, os lucros auferidos podem suprir o valor pago pelo aluguel.

Planejamento

A locação permite maior planejamento para a aquisição de um imóvel que atenda todas as necessidades de funcionamento da empresa. É possível fazer mudanças de endereço que possibilite a criação de uma estratégia de localização e da criação de um público-alvo.

Período de adaptação

Se o seu empreendimento está em fase de crescimento e expansão, é preciso de um período para que a empresa se adapte e determine todas as necessidades estruturais, locais e de colaboradores para o perfeito funcionamento. Por isso, a locação de um imóvel é a forma mais adequada para garantir o período necessário de testes para adaptação do negócio.

Quais pontos merecem atenção ao alugar imóvel comercial?

Saiba quais aspectos você deve ficar de olho antes de fechar o aluguel de um imóvel comercial!

1. Planejamento financeiro

O primeiro passo na hora de buscar um imóvel que se adeque à sua empresa, é o planejamento financeiro. Por isso, você deve considerar todos os gastos fixos e os custos variáveis que ocorrerão no período. Entenda quais são os principais!

  • contrato de locação e os valores mensais;
  • taxas de condomínio do espaço alugado;
  • seguro-fiança;
  • IPTU;
  • custos com manutenção e limpeza do imóvel;
  • funcionários;
  • estrutura administrativa (energia, água, internet, entre outros).

Antes de fechar o contrato de aluguel de um espaço comercial, é preciso provisionar todos os custos para o funcionamento da empresa e mensurar os possíveis ganhos, para não correr o risco de faltar dinheiro no final do mês para manter a sua empresa em funcionamento.

2. Documentação necessária

Para a locação de um imóvel comercial, é necessário apresentar os seguintes documentos da pessoa jurídica responsável pelo contrato:

  • contrato social com as suas alterações;
  • CNPJ, Inscrição Estadual
  • declaração de imposto de renda de pessoa jurídica do ano corrente;
  • último balanço da empresa ou dois últimos balancetes;
  • ficha cadastral preenchida e assinada por todos os sócios, com as cópias de RG, CPF e comprovante de residência;
  • apresentação do contrato de locação e os recibos de pagamento dos últimos três meses, se houver outro imóvel locado;
  • ficha cadastral preenchida e assinada em nome da pessoa jurídica.

Aqui vai uma dica! Na sua modalidade de negócio é interessante buscar informação sobre a necessidade de alvará de funcionamento para a sua empresa. É importante estar em dia com a documentação, já que se houver atendimento ao público, a falta de documentos pode ser uma enorme dor de cabeça no futuro.

3. Modalidades de fiança

Na hora de fazer um contrato de aluguel, seja para fins comerciais ou residenciais, é preciso apresentar um responsável ou escolher uma das modalidades legais para a garantia locatícia.

Existem modalidades que podem ser escolhidas para essa garantia, não somente o fiador. Conheça as opções!

CredPago

É o jeito rápido sem burocracia, de fácil aprovação. O início do processo requer a apresentação de um cartão de crédito com um limite mínimo que seja 3 vezes o valor do aluguel, a fatura atual quitada e a cópia do CPF. Seu cadastro é verificado e pode ser aprovado em até 15 minutos.

Após a inserção dos dados pessoais no sistema, é realizada a análise financeira do solicitante e, caso não haja restrições, a aprovação do crédito imobiliário acontece na hora.

Fiador

Qualquer pessoa pode ser fiadora de um contrato de aluguel, desde, é claro, que ela apresente uma renda líquida que seja 3 vezes maior que o valor da locação e que possua bem imóvel em seu nome. Para tornar-se um fiador, basta apresentar os seguintes documentos para a imobiliária:

  • cópia do RG e CPF;
  • certidão de casamento ou união estável;
  • cópia do comprovante de renda ou da última declaração de imposto de renda completa e com o recibo de entrega;
  • cópia do comprovante de residência com data de até 3 meses;
  • certidão atualizada da propriedade do imóvel, desde que não conste com ônus (hipoteca, financiamento, usufruto, entre outros);

O número de fiadores dependerá do cadastro apresentado, valor da locação, rendas envolvidas. Normalmente é solicitado 2 fiadores para cada imóvel locado, estes deverão apresentar bens em seu nome.

Seguro fiança

O contratante pode adquirir uma apólice de seguro fiança, mediante pagamento à vista ou parcelado, dependendo das condições solicitadas pela seguradora. O valor desse seguro varia de acordo com o valor do aluguel e acessórios da locação.

É importante saber que ao adquirir um seguro fiança, você não será ressarcido ao final do período de 12 meses. A renovação acontece anualmente para garantir as condições da apólice.

Título de capitalização

Para aquisição do título de capitalização, é preciso fazer o pagamento do valor referente à 12 vezes o montante mensal do aluguel, incluindo os custos. O total pago fica retido no banco, rendendo os juros referentes da apólice e, após a aprovação da rescisão de contrato de aluguel por parte da imobiliária, o valor poderá ser resgatado integralmente.

4. Localização

Esse é um dos itens mais importantes para as empresas que fazem atendimento ao público. Escolha um ponto da cidade que permita que o seu negócio seja valorizado, que aumente o número de visita de clientes e, principalmente, que atenda as necessidades de estrutura da sua empresa.

Defina quais são os objetivos da sua empresa e o modo de operação para, a partir daí, definir qual a cidade e bairro ela estará localizada. Você também precisa considerar as especificações logísticas do seu negócio, com o intuito de evitar uma distância muito longa e aumentar os custos com transporte, por exemplo.

5. Capacidade de alojar o seu negócio

O espaço precisa ter tamanho suficiente para acomodar as atividades da sua empresa. Faça a previsão de crescimento para um período curto e médio, e busque um local que comporte os aumentos e diminuições no quadro de funcionários do seu empreendimento.

Pense em todos os detalhes — a internet, por exemplo, é uma grande vilã e, em muitas regiões, não funciona perfeitamente, o que pode trazer problemas para o seu negócio.

6. Facilidades de acesso e comodidade

Existem dois tipos de empresas: com e sem atendimento ao público. Esse ponto precisa ser determinado na fase inicial do processo. Busque imóveis em regiões que tenham fácil acesso ao transporte público, que contem com estacionamento próprio ou acesso a locais permitidos de parada.

No caso de negócios que não atendem o público presencialmente, pense na questão logística e de transporte, pois isso pode fazer uma grande diferença nos gastos mensais da empresa. Determine todas as necessidades do seu negócio e crie um perímetro interessante para instalação física do seu estabelecimento comercial.

Facilite a vida dos clientes que estão buscando atendimento na sua empresa! Pense em todos os detalhes antes da locação.

7. Áreas específicas para o seu negócio

Se você precisa de um terreno grande, com pátio, área de carga e descarga, espaço de armazenamento do estoque, entre outras situações inerentes ao seu negócio, tudo isso precisa ser detalhado antes de escolher o ponto comercial que vai locar, para que a imobiliária possa lhe apresentar as opções que mais se enquadram à sua necessidade.

A sua empresa precisa ter o espaço necessário para que todas as atividades possam ser executadas sem falhas ou interrupções decorrentes da escolha errada do local de instalação da empresa.

Por que procurar uma imobiliária para alugar imóvel comercial?

Quem está buscando expandir o seu negócio, deve optar sempre pela diminuição dos riscos. Por isso, contar com o apoio de uma imobiliária especializada em aluguéis de imóveis comerciais é uma excelente opção.

Além da comodidade e segurança, existem algumas vantagens de ter auxílio profissional na hora de alugar um espaço comercial. Confira!

Facilidades

A imobiliária conta com portfólios diversificados de imóveis comerciais para atender a uma grande gama de clientes. Diante das necessidades do inquilino, as buscas são direcionadas, trazendo as opções mais interessantes para o cliente.

Intermediação

O contato entre o proprietário e o inquilino fica sob a responsabilidade da imobiliária, que busca as melhores opções de negociação para satisfazer as necessidades de ambas as partes. Lembrando que, qualquer problema ou emergência que vier a surgir com o imóvel locado, a imobiliária intermediará à solução.

Negociação

O contrato de locação direto com a imobiliária permitirá que você usufrua de algumas opções interessantes como as possibilidades de aluguel sem fiador, crédito para locação, entre outras condições que estão disponíveis para fechamento do contrato. Na prática, no caso de imóveis comerciais, é mais fácil fechar negócio com uma imobiliária do que direto com o proprietário.

Como escolher uma boa imobiliária para alugar imóvel comercial?

A imobiliária será o seu contato principal com o proprietário do imóvel que você está locando. Ela será responsável por resolver problemas, avaliar e discutir as condições da contratação de aluguel.

Por isso, na hora da escolha, considere os seguintes detalhes!

Verifique se a imobiliária e os corretores estão inscritos no CRECI

O papel do Conselho Regional de Corretores de Imóveis é fiscalizar a ação das empresas e profissionais do ramo imobiliário. Portanto, estar inscrito no CRECI confere credibilidade e segurança aos clientes, que sabem que estão trabalhando com uma empresa regularizada e que segue as normativas do mercado imobiliário.

Verifique a trajetória da imobiliária

Busque conhecer os serviços da imobiliária, para saber mais de todo o processo de locação.

Analise o atendimento e a agilidade nos processos, pois fará muita diferença na hora de você fechar o contrato. Além disso, busque uma empresa que ofereça diferentes canais de relacionamento, seja transparentes na negociação e que atendam as demandas dos seus clientes.

Com esse checklist é possível perceber a importância de cada uma das etapas do processo de locação. Vale ressaltar que o apoio de profissionais especializados no setor imobiliário e a definição de objetivos claros sobre a necessidade de um imóvel no perfil da sua empresa minimizará os erros na hora alugar imóvel comercial.

Bom, agora que você já tem informações importantes sobre o aluguel de um imóvel comercial, aproveite e entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário