6 dicas de decoração para quem vai morar sozinho

4 minutos para ler

Morar sozinho é uma maravilha: o gosto de liberdade, de poder sair e voltar a hora que quiser e receber amigos sem dar satisfação a ninguém é muito bom. Só que como tudo na vida, há pontos não tão agradáveis assim, é preciso organizar a casa, pagar as contas, fazer a própria comida, limpar, passar. São muitas as responsabilidades que você assume ao tomar essa decisão, mas você terá uma grande vantagem: a decoração pode ser totalmente feita de acordo com o seu gosto. Separamos 6 dicas de decoração para facilitar a sua vida na hora de morar sozinho. Confira!

Em apartamentos pequenos, a dica é utilizar tons claros nas paredes e nos móveis, que dão a ilusão de que o espaço é maior. Observação: falando em tinta, opte pela tinta acrílica semi-brilho quem é mais prática, pois basta um pano úmido para fazer a limpeza. Outra vantagem é que os tons claros não saem de moda e combinam facilmente com outras cores. Para trazer um equilíbrio no ambiente, você pode optar por cores alegres nas almofadas, tapetes ou objetos de decoração.

Integre a sala com a cozinha

Por deixar o ambiente mais livre, sala e cozinha integradas são ótimas para quem gosta de receber visitas e interagir com os amigos enquanto está preparando algum prato. O espaço aberto possibilita a aproximação, mas exige maior organização, afinal cozinha aberta significa bagunça exposta. Para aproveitar bem o espaço, a dica é abusar de armários desde o teto. Se precisar reformar o apartamento, contrate um profissional para estudar a estrutura e quebrar as paredes.

Tomadas e saídas de fios

Coloque tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares, assim não terá problemas se quiser mudar a disposição dos móveis no futuro. Recomenda-se que a quantidade de tomadas seja maior do que o mínimo calculado. Dessa maneira é possível evitar o uso de extensões, que consomem mais energia e podem comprometer a segurança da instalação elétrica. A NBR 5410 estabelece a orientação de que deve ser instalado um mínimo de uma (01) tomada a cada cinco metros quadrados (5 m²) em salas e dormitórios.

Nichos no banheiro

Organização é a palavra de ordem quando você mora sozinho. O ideal é que sua decoração colabore para que tudo fique em seu devido lugar. Se você for reformar o banheiro do seu novo apartamento, uma dica importante é planejar um nicho para shampoos e sabonete dentro do box. Esse detalhe faz uma grande diferença para o seu conforto. Uma altura ideal é em torno de 1,20m do chão, com no mínimo 30 cm de altura e pelo menos 10cm de profundidade. O nicho horizontal, se possível de ponta à ponta da parede escolhida, fica muito charmoso. Mas se o seu espaço for muito pequeno, vale fazer nichos menores e verticais, podendo até colocar uma prateleira no meio.

Cuidado na escolha do piso

Fuja da sujeira! Escolha um piso fácil de limpar. Por motivos de praticidade e aparência, seja no planejamento, construção ou reforma de um cômodo, a escolha de pisos que sujam pouco ou tendem a disfarçar a sujeira é fundamental para facilitar a sua vida morando sozinho. Nos pisos claros a sujeira fica visível mais facilmente, enquanto nos escuros dá para disfarçar um pouco. Mas não se engane achando que a sujeira não aparece num piso preto, por exemplo. Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira.

Prateleiras para facilitar a organização

Se você possui vários livros, você pode acomodá-los em uma prática e funcional estante sob medida. A estante é ótima para acomodar coisas, mas também serve como suporte para enfeites, quadros e demais objetos. Se você não tem uma cabeceira no quarto e sente falta de alguma coisa, prateleiras em toda volta da cama podem ser boas opções.

Fonte: projetos.habitissimo.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário